A



ALCOOLISMO

Walter Medeiros

walterm.nat@terra.com.br 

 

O REMÉDIO NÃO ERA O ÁLCOOL

 

 

Walter Medeiros

 

 

A revista Época, edição 421, de 9.06.2006, publica nota sobre os efeitos do vinho, onde afirma que “Uma das descobertas mais bem-vindas dos últimos tempos” seria “que o álcool” ajudaria “a prevenir doenças das coronárias.”, para ressaltar que “um estudo feito na Dinamarca mostrou que os efeitos” seriam “mais evidentes nas mulheres que nos homens.” Segundo a revista, “Mulheres que tomam uma taça de vinho por semana reduzem o risco de problemas cardíacos em 36%, enquanto os homens precisam beber cinco vezes por semana para reduzir o risco em 29%.”. Finaliza informando que “os cientistas alertam: biritas diárias são recomendadas apenas para quem não tem tendência ao alcoolismo.”.

Inicialmente, não concordamos que biritas diárias – como diz a publicação - sejam recomendadas para ninguém. Vejamos matéria que fizemos há cerca de três anos sobre o assunto, sob o título “Suco de uva faz mesmo efeito do vinho tinto para o colesterol”.

SUCO DE UVA

O suco de uva provoca o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos) que o vinho tinto, aumentando a dilatação diante de um estímulo. Nessa camada depositam-se as placas de gordura (ateroscleróticas), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio. Este efeito foi comprovado pela tese de doutorado da cardiologista e médica assistente do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP, Silmara Regina Coimbra.

A grande vantagem do suco na proteção contra a aterosclerose é a ausência de álcool, pois agora as pessoas que tomam um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração pode substituir a bebida por suco de uva, que demonstrou efeito vasodilatador, eliminando os inconvenientes dos efeitos colaterais do álcool.

RISCOS

O estudo da Doutora Silmara foi realizado no InCor com pacientes hipercolesterolêmicos (Com nível elevado de colesterol), sem outros fatores de risco. Segundo a pesquisadora, que é cardiologista, a principal conclusão deste trabalho é que o suco de uva pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária (DAC) sem os riscos associados ao consumo de álcool, substância responsável por doenças cardíacas.

Antes acreditava-se na ação do vinho tinto na prevenção de doenças do coração, mas sabe-se que os flavonóides do vinho e do suco de uva é que têm poder antioxidante e protegem o coração dos efeitos das gorduras. Na pesquisa a Doutora Silmara concluiu que “a proteção do vinho tinto parece dar-se por outras substâncias que não o álcool”. Ela recomenda a ingestão de um copo (150ml) de suco de uva no almoço e outro no jantar. O vinho é contra-indicado também a pessoas com elevados níveis de pressão arterial e diabéticos e pode produzir efeitos adversos.

* Fonte: Medicina Social de Grupo-Nº 182/JUL/SET 2003

 

 

ARTIGOS ANTERIORES

BEBIDA ALCOÓLICA PATROCINA A SELEÇÃO BRASILEIRA

ONDE CUIDAR DO DEPENDENTE QUÍMICO

 

Busca no GigaBusca

Marketing - Marketing na Internet, eBook Marketing, Email Marketing, Marketing Sites de Busca, Marketing Viral.

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO