Auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos. Este espaço é dedicado à divulgação desta técnica, difundida pelo Dr. Luiz Moura, do RJ.


INFORMAÇÕES SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA, A TERAPIA QUE CURA ATRAVÉS DO SANGUE


DESTAQUES DO DIA 


29.04.2009

Epidemia de gripe suína pode ser prevenida com a auto-hemoterapia

 

     Em épocas de crise, e, em especial a que estamos vivendo neste momento, todos os recursos possíveis para amenizar os efeitos da crise, devem ser buscados e avaliados.

     A partir de 2004, os brasileiros tomaram conhecimento do procedimento terapêutico bastante antigo e tradicional no meio médico e veterinário, conhecido como auto-hemoterapia, a partir de um vídeo divulgado na Internet, através do You Tube, contendo uma entrevista com o Dr. Luiz Moura, médico residente no Rio de Janeiro.

     Posteriormente o procedimento foi proibido pela ANVISA em 2007, fato que felizmente não impediu que inúmeras pessoas continuassem utilizando o procedimento no tratamento e prevenção de inúmeras doenças, tais como, acne, artrite, asma brônquica, amidalite, gota, gripe e até mesmo diversas doenças auto-imunes. Após a proibição, os pacientes que vinham utilizando a auto-hemoterapia se mobilizaram em sua defesa e elaboraram um abaixo-assinado dirigido ao Presidente da República, solicitando a liberação da prática alegando que se trata de um procedimento terapêutico comprovadamente sem nenhum risco para o paciente e extremamente eficaz na prevenção das doenças de um modo geral, já que se trata de uma vacina inespecífica, capaz de fortalecer o sistema imunológico contra diversas enfermidades, inclusive a gripe, provocada por diferentes modalidades de vírus.

Como o mundo vive um clima de pânico em virtude do risco da gripe suína surgida no México em abril/2009, se transformar numa pandemia mundial semelhante à gripe espanhola de 1918, que, segundo algumas estimativas chegou a 50 milhões de mortes ou à gripe asiática de 1968, consideramos nosso dever reestudar a questão da utilização da auto-hemoterapia no Brasil. A gripe espanhola chegou ao Brasil em outubro de 1918 e permaneceu durante algumas semanas, até o final de novembro, mas foi o suficiente para matar pelo menos 35 mil pessoas, a maioria no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo os estudiosos e médicos especialistas no mundo inteiro, uma nova pandemia de gripe ocorre mais ou menos a cada 40 anos e a última registrada foi em 1968, a gripe de Hong Kong ou asiática, quando estima-se que morreram cerca de 4 milhões de pessoas no mundo. Portanto 1918 + 50 = 1968 + 40 = 2008. A gripe chegou atrasada, mas já chegou. Não por acaso a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio de especialistas de todo o mundo vem alertando desde o final da década de 90 sobre a ameaça de uma pandemia de gripe neste novo século. Acredita-se que, apesar dos atuais recursos na área médica e da melhor condição de saúde da população mundial, a facilidade de transporte e a imensa massa de pessoas que se locomove para cada canto do mundo diariamente serão capazes de disseminar o vírus por todos os continentes em apenas 4 dias.

Levando em consideração que a aplicação preventiva da injeção do próprio sangue do paciente, retirado da veia e aplicado no músculo tem a propriedade de fortalecer o sistema retículo-endotelial (sistema imunológico), já que estimula o organismo a aumentar o índice de macrófagos no sangue de 5% para 22% em 8 horas após a aplicação, mantendo este nível durante 5 dias, consideramos extremamente útil, diante de epidemia de gripe suína, a aplicação da vacina, não somente para brasileiros que vão viajar para o México, como também para mexicanos ainda não atingidos pela gripe, que já atingiu o índice de letalidade de 6%, demonstrando que se trata realmente de uma epidemia de grande gravidade.

Caso a epidemia se espalhe por outros países, o que parece ser uma fatalidade, já que o trânsito diário de pessoas oriundas do México continua e a doença tem um período médio de incubação de 3 a 7 dias, basta um passageiro contaminado pelo vírus, entrar num país, para criar condições para a transmissão do vírus a terceiros e assim sucessivamente. Como somente está prevista uma vacina específica para esta cepa da gripe suína para daqui a 6 meses, até lá a epidemia já terá produzido uma calamidade de grandes proporções. 

Por outro lado sabemos também que o vírus influenza, o causador da gripe, em virtude de sua constante mutabilidade, requer a produção de novos medicamentos. Até mesmo a vacina, importante novidade surgida em meados da década de 90, pode vir a ter eficácia reduzida em função da característica da doença de se apresentar a cada inverno com um novo aspecto.

Como se trata de uma emergência, consideramos prudente a aplicação da injeção do sangue retirado da veia do próprio paciente (5 ml.),  com um intervalo de 5 dias, para manter o organismo com o índice de macrófagos no sangue em torno de 22%, especialmente se a epidemia realmente se instalar e permanecer durante muito tempo.

Evidentemente não podemos descuidar também da alimentação, que deve ser de boa qualidade, incluindo, verduras, legumes e frutas, especialmente as cítricas e as que possuem grande quantidade de vitamina C, tais como, acerola, kiwi, caju, etc. É claro que, no caso de epidemia, devemos também evitar aglomerações, ambientes fechados, cinemas, teatros, etc, utilizar máscaras de proteção cirúrgica, além de óculos de proteção para os olhos, que também podem absorver o vírus.

E como não existem contra-indicações para o procedimento da auto-hemoterapia, consideramos uma questão humanitária, diante da atual emergência provocada pela gripe suína no México, a revisão da atitude da ANVISA proibindo a utilização da auto-hemoterapia. Principalmente porque se trata de um procedimento de baixo custo que pode ser aplicado pelo pessoal de enfermagem ou até mesmo nas farmácias do país, especialmente nas cidades onde surgirem casos de gripe suína. Esperamos que o bom senso volte a inundar os nossos corações ...

 

 

 

O vídeo com a entrevista com o Dr. Luiz Moura pode ser visualizado em:

http://www.orientacoesmedicas.com.br/auto_hemoterapia.asp

A técnica de aplicação da auto-hemoterapia pode ser consultada em:

http://docs.google.com/view?docid=dgmpc7nr_11g7rqfn

Artigo sobre A prática da auto-hemoterapia no Brasil do Prof. Douglas Carrara pode

ser lido em:

http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5397&Itemid=49   

 

Prof. Douglas Carrara

Antropólogo

http://www.bchicomendes.com

djcarrara(arroba)hotmail.com

 

EM DEFESA DA LIBERAÇAO DA AUTOHEMOTERAPIA NO BRASIL

Site do Supremo divulga texto sobre AHT

Usuários e defensores enviam informações sobre a auto-hemoterapia

PELO FIM DE UMA AGRESSÃO À ARTE DE CURAR

STF PODE INCLUIR AHT EM AUDIÊNCIA SOBRE SAÚDE

A liberação do uso da auto-hemoterapia no Brasil deverá ser abordada em audiência pública sobre saúde, que o Supremo Tribunal Federal – STF realizará nos dias 26 e 27 de abril, em Brasília. A audiência pública foi convocada pelo Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, para ouvir o depoimento de pessoas com experiência e autoridade em matéria de Sistema Único de Saúde, objetivando esclarecer as questões técnicas, científicas, administrativas, políticas, econômicas e jurídicas relativas às ações de prestação de saúde. CONTINUA

 
FOTO: LUIZ SILVEIRA/STF

 

USUÁRIO DA AHT EM SÃO PAULO ENVIA CARTA AO SENADOR SUPLICY

 

CARTA ABERTA AO VICE-PRESIDENTE JOSÉ DE ALENCAR

Advogada mineira propõe uso da auto-hemoterapia  


MINISTÉRIO DESCUIDADO COM PEDIDO DE SENADOR

RÁDIO FAZ ENTREVISTAS SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA

AUTO-HEMOTERAPIA E BOM SENSO

AUTO-HEMOTERAPIA: NENHUMA LEI BRASILEIRA PROIBE

ARTIGO: A PRÁTICA DA AUTO-HEMOTERAPIA NO BRASIL

MENSAGEM AO CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO

MÉDICA DO PIAUÍ PESQUISA AUTO-HEMOTERAPIA EM ANIMAIS

JORNALISTA INSISTE JUNTO AO MPF PARA LIBERAR AHT

CRIADO NOVO GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE USO DA AUTO-HEMOTERAPIA

Um novo e importante espaço acaba de ser aberto para abordagem de assuntos relacionados com a auto-hemoterapia. Trata-se de mais um grupo de discussão criado no Google pelo internauta Karl Leite e que pode ser acessado no endereço http://groups.google.com.br/group/AHTpia?hl=pt-BR . Segundo a página de abertura do grupo, denominado de “Auto-hemoterapia”  naquela comunidade os participantes são livres para discutir os benefícios da técnica em todas as suas fases, além de registrar relatos sobre os resultados da sua pratica no organismo.

UMA PROIBIÇÃO ILEGAL

(QUEM PROIBIU A AUTO-HEMOTERAPIA?)

Enfermeiros querem realizar 
pesquisa sobre auto-hemoterapia
 

 

PESQUISA INDICA DOENÇAS CURADAS COM AUTO-HEMOTERAPIA

MÉDICO LEVANTA DÚVIDAS SOBRE PARECER DO CFM

AHT EM CONGRESSO MÉDICO COM PALESTRA E STAND

JORNALISTA CAPIXABA DENUNCIA ANVISA E CRM

CONSELHOS DE SAÚDE VÃO DISCUTIR AUTO-HEMOTERAPIA

A HORA DE SAIR DO EMPIRISMO

AUTO-HEMOTERAPIA: ESPERANÇA POLÊMICA

EVIDÊNCIAS DA AHT PRECISAM SER PESQUISADAS

AUTO-HEMOTERAPIA E LIBERDADE

SAÚDE SEM FOCO NA CBN

CFM VOLTA ATRÁS PARA PERMITIR AUTO-HEMOTERAPIA COM TAMPÃO

 
 

UM DETALHE INTRIGANTE

SOLUÇÃO PARA A SAÚDE EM TEMPOS CAÓTICOS

COMPROVANDO A EFICÁCIA DA AUTO-HEMOTERAPIA

"USO DA AUTO-HEMOTERAPIA ESTÁ CRESCENDO"

PESQUISADOR COMPARA AHT AOS ENXERTOS

ANVISA CONFUSA SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA

AUTO-HEMOTERAPIA NO SÉCULO DIÁRIO

 

ROTEIRO

1. O que é auto-hemoterapia?

2. Novidades

3. Abaixo-assinado

4. Pesquisa

5. Histórico

6. Médicos

7. DVD do Dr. Luiz Moura

8. Links

 9. Biblioteca

 

 

 

1. O que é auto-hemoterapia?

É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) do organismo.

Os macrófagos é que fazem a limpeza de tudo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias.   

A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% (vinte e dois por cento) durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo. E quando termina ela volta aos 5% (cinco por cento). Daí a razão da técnica determinar que a auto-hemoterapia deva ser repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias.   

Essa é a razão de como funciona a auto-hemoterapia. É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.   

 

TRANSCRIÇÃO DO DVD COM ENTREVISTA DO DR. LUIZ MOURA

LIVRETO COMPILADO POR OLIVARES ROCHA - TRANSFIRA PARA SEU COMPUTADOR 

INÍCIO

 

2. Novidades

AUTO-HEMOTERAPIA ENFRENTA OBTÁCULOS

DVD do Dr. Luiz Moura tem transcrição na Internet

Estudante de medicina defende auto-hemoterapia

Declaração de Helsinque é ignorada no Brasil

Auto-hemoterapia tem apoio do SINDSAÚDE mineiro

Usuários da AHT abrem novo grupo de discussão

Cineasta diz que DVD Auto-hemoterapia tocou alma do povo

Proibição da pode causar mortes e precisa ser suspensa

Auto-hemoterapia no Jornal do Conselho de Medicina

Proibição da AHT é "equívoco", segundo enfermeiros

Elitismo da medicina retarda aprovação do uso da técnica

 

INÍCIO

 

3. Abaixo-assinado

CLIQUE AQUI OU NA FOTO PARA ACESSAR O ABAIXO-ASSINADO

 

ABAIXO-ASSINADO DEFENDE AUTO-HEMOTERAPIA

INÍCIO

 

4. Pesquisa

 

PESQUISA DO SITE ORIENTAÇÕES MÉDICAS

•  Esta pesquisa é destinada somente para pessoas que fazem ou já fizeram aplicações de Auto-hemoterapia durante um período mínimo de um mês. 

logo de Orientações Médicas

Resultado da primeira pesquisa virtual de
Orientações Médicas sobre Auto-hemoterapia

INÍCIO

 

5. Histórico

 

FANTÁSTICO, CONSELHOS E USUÁRIOS

. "FRAUDE" FORJADA (AUTO-HEMOTERAPIA NO FANTÁSTICO)

. O MÉDICO BAIXOU O NÍVEL (PRESIDENTE DO CFM DETRATA COLEGA)

. PARECER DO CREMERJ É CHEIO DE FALHAS (PARECER NÃO TEM ARGUMENTOS CONTRA AUTO-HEMOTERAPIA)

. AUTO-HEMOTERAPIA, UMA QUESTÃO DE PESQUISA (PARECER DO CFM É CHEIO DE DÚVIDAS)

. PESQUISA E ABAIXO-ASSINADO SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA (SITES UTILIZAM ESTES MEIOS PARA CONSTATAÇÕES E DEFESA DA AUTO-HEMOTERAPIA)

. AUTO-HEMOTERAPIA: PROIBIÇÃO PODE SER PENA DE MORTE PARA MUITOS (ARTIGO MOSTRA CONSEQUÊNCIAS DA PROIBIÇÃO)

. CASSAÇÃO DE REGISTRO DO DR. LUIZ MOURA VIOLA DIREITOS HUMANOS

. SUPERFICIALIDADE NO PARECER DO CFM

. CASSAÇÃO DO DR. LUIZ MOURA NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

. DR. ALEX BOTSARIS QUER EQUILÍBRIO NA AVALIAÇÃO DA AUTO-HEMOTERAPIA

. CFM ADMITE TERAPIA SEM COMPROVAÇÃO

. PARECERES DO CFM CRIAM CONFUSÃO SOBRE CIÊNCIA

. MÉDICO DO HC-FMUSP DEFENDE ASSOCIAÇÃO

INÍCIO

 

6. Médicos

 

. Médico paulista também recomenda AHT

. Mastologista sugere estímulo à pesquisa

. Proibição à auto-hemoterapia é agressão à arte de curar

. Médico prevê sucesso da auto-hemorerapia

. Médico diz que prescrever auto-hemoterapia é ato de humanidade

. Médico mineiro diz que auto-hemoterapia seria redenção da saúde pública

. Paraibanos aprovam a auto-hemoterapia

INÍCIO

 

7. DVD do Dr. Luiz Moura 

Auto-Hemoterapia 

Contribuição para a Saúde 

Conversa com Dr. Luiz Moura 

___________________________ 

 

Transcrito do vídeo-depoimento realizado por 

Ana Martinez e Luiz Fernando Sarmento 

LEIA A TRANSCRIÇÃO DO DVD DO DR. LUIZ MOURA

INÍCIO

8. Links

. PARTICIPE DO FORUM SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA: http://inforum.insite.com.br/66763/

. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA COMPLEMENTAR

INFECÇÃO E SABEDORIA DOS MÉDICOS ANTIGOS

. ASOCIACION MEXICANA PARA EL DIAGNOSTICO Y TRATAMIENTO DE ENFERMEDADES AUTOINMUNES

. AUTOHEMOTRANSFUSÃO COMO PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-OPERATÓRIAS

Artigo publicado no "The American Journal of Surgery" (May, 1936 - pág.321), intitulado "Autohemotransfusion in Preventing Postoperative Lung Complications" e assinado por Michael W. Mettenletter (cirurgião do Pós-Graduate Hospital, de Nova York). Texto em inglês; arquivo pdf.

INÍCIO

9. BIBLIOTECA

1. ARTIGO DO DR. LUIZ MOURA - AUTO-HEMOTERAPIA

2. ARTIGO DO DR. JESSÉ TEIXEIRA - COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-OPERATÓRIAS

3. ARTIGO DO DR. RICARDO VERONESE- IMUNOTERAPIA: O IMPACTO MÉDICO DO SÉCULO

4. ARTIGO DO DR. JOSÉ OSWALDO DE OLIVEIRA JÚNIOR   - TAMPÃO SANGUÍNEO PERIDURAL: UM MÉTODO A SER ABSOLVIDO

5. TRANSCRIÇÃO DO DVD COM ENTREVISTA DO DR. LUIZ MOURA

 

VISITAS DESDE 17.04.2008:

 

TOPO

ROTEIRO

NATAL RN SITES

FORUM

FALE CONOSCO