AUTO-HEMOTERAPIA novembro de 2011

Auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos. Este espaço é dedicado à divulgação desta técnica, difundida pelo Dr. Luiz Moura, do RJ.


AUTO-HEMOTERAPIA - INFORMAÇÕES SOBRE A TERAPIA QUE CURA ATRAVÉS DO SANGUE

1. DVD DR. LUIZ MOURA

2. MÉDICOS   3. PESQUISA   4. BIBLIOTECA   5. LINKS  

6. HISTÓRICO  


26.11.2011

Auto-hemoterapia e os princípios PPPP

 

--- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

O movimento pela liberação do uso da Auto-hemoterapia no Brasil vem produzindo ao longo desses últimos anos um conjunto de abordagens importantes para comprovar a eficácia da técnica mais que centenária, que certamente servirá de suporte para o estabelecimento das bases de uso quando esta permissão chegar. Apesar de todo descaso das autoridades do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, do Conselho Federal de Medicina – CFM e outros conselhos e entidades que deveriam tratar o assunto de forma mais profissionais e menos tendenciosa, aos poucos vai ficando bem claro para a sociedade o que move esta ânsia de evitar o uso da AHT.

 

Diariamente aparecem novos casos impressionantes de cura e melhora de pessoas doentes que usaram a auto-hemoterapia como recurso para sanar seus problemas de saúde. Aparecem pessoas interessadas em buscar a verdade dos fatos, a despeito dos que tentam denegrir a técnica. E vão se somando também as discussões esclarecedoras, como no caso dos princípios de responsabilidade da bioética, citados pela Anvisa em resposta ao Senador Eduardo Suplicy quando questionou sobre a proibição e recebeu mais uma resposta distorcida, e pelo artigo "Auto-hemoterapia, intervenção do estado e bioética" publicado na Revista da Associação Médica Brasileira – RAMB. Trata-se dos chamados 4 Pês: Prevenção, Proteção, Precaução e Prudência.

 

Diz o artigo, publicado em março de 2008, que "A Bioética de intervenção considera os "Quatro Pês" (...) como referenciais teóricos e práticos indispensáveis em questões que envolvam o uso de tecnologias em situações de vulnerabilidade, gestão da "coisa pública" e equilíbrio ambiental. O tema da prevenção é usado em questões que envolvam possíveis danos e iatrogenias de tecnologias existentes; a precaução é evocada em situações em que se desconhecem os riscos envolvidos; a prudência é lembrada com relação aos cuidados necessários frente aos avanços tecnológicos; enquanto o referencial da proteção objetiva trabalhar o tema da vulnerabilidade, da proteção indispensável aos mais frágeis, aos necessitados".

 

Contra-mão

 

Prestando bem atenção ao que está escrito no referido artigo, parece que a formulação, ao se posicionar a favor da proibição do uso da AHT, faz o caminho inverso do que seria razoável esperar, quando se refere ao Princípio da Prevenção. Ao contrário do que mostram, a auto-hemoterapia visa sanar doenças, e historicamente tem feito isto. Percebe-se que os pesquisadores fizeram uma busca superficial, a exemplo do Parecer do CFM sobre o assunto. O certo é que o princípio da prevenção é entendido usualmente pela Saúde Pública como intervenção voltada para evitar a ocorrência de um problema específico. A confirmar a aplicação do deste princípio, constata-se que as instituições de saúde não estão cumprindo o seu papel relacionado com pesquisas e esclarecimento dos fatos.

 

O segundo princípio aplicado seria a Proteção, e aqui também se constata que a interpretação dos fatos é feita no caminho inverso, pois precisaria definir a população ou os grupos populacionais a serem protegidos em suas necessidades específicas. Certamente não o fizeram por ser trabalhoso, já que o CFM, por exemplo, deixou de considerar inúmeros trabalhos científicos estrangeiros "por estarem escritos em outros idiomas". A verdade é que para aplicar o princípio da Proteção as instituições devem esclarecer as partes atingidas sobre as medidas protetoras, senão estarão agindo de forma paternalista e/ou arbitrárias. Os cientistas mostram que a proteção surge quando objetivos sanitários são publicamente aceitos como inevitáveis por serem indispensáveis, e isto não se aplica ao caso da Auto-hemoterapia, já que nenhum problema concreto foi apresentado.

 

Autoritarismo

 

No que se refere ao princípio da Precaução, mostramos que a Anvisa o alegou para proibir a Auto-hemoterapia, mas como se sabe nos meios jurídicos e administrativos, este princípio não pode nem deve ser empregado de forma autoritária, conforme alerta a Desembargadora Marga Inge Barth Tessler, mas exige participação e diálogo com os interessados, o que não foi realizado em nenhuma circunstância pela ANVISA. Ademais, nada foi mostrado que ateste a alegada falta de comprovação científica da auto-hemoterapia. Apenas, de forma estranha, apareceu a nota proibindo um procedimento médico que era utilizado havia 150 anos no mundo inteiro e no Brasil havia mais de sessenta anos, sem qualquer queixa concreta de algum mal resultante da sua aplicação.

 

Prudência - em quarto lugar - devia ter sido virtude dos que proibiram o uso da Auto-hemoterapia. Eles deviam ter lançado um olhar mais responsável sobre o assunto, providenciando mais esclarecimentos, antes de adotar decisão tão drásticas e desumana. Na compreensão desses "Quatro Pês", é considerado também o conceito de Risco, como chance ou possibilidade de ocorrência de uma conseqüência prejudicial ou ruim em virtude de uma ação ou omissão.

 

Vê-se, portanto, que os princípios PPPP foram mal aplicados e mal explicados pela Anvisa e pelos articulistas. Este fato gerou sérios prejuízos à saúde pública, comprometendo a credibilidade de órgãos importantes e que continuam devendo muitas explicações ao povo brasileiro. Mas há a certeza de que a verdade prevalecerá, comprovando os resultados da prática da auto-hemoterapia durante todos esses anos, com os relatos que surgem aos milhares, mostrando a eficácia da técnica defendida e explicada pelo Dr. Luiz Moura, bem como mostrando que não é em vão a luta dos brasileiros para transpor as barreiras injustas que colocaram em seu caminho. Esperamos que estes princípios sejam cada vez mais discutidos e esclarecidos, para evitar que o seu mau uso e a sua má interpretação continuem gerando tantos prejuízos.

 

---

*Jornalista  

http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-amb.htm

 

---

LINKS

Para quem quer informações sobre a AHT, divulgamos a seguir links para importantes documentos e sites sobre o assunto:

Link/descrição

Incríveis benefícios da auto-hemoterapia
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/387723
Artigo da Servidora Pública Genaura Tormin contando sua experiência com o uso da auto-hemoterapia. Uma narrativa emocionante.

DVD - Auto-hemoterapia, uma contribuição à saúde
http://video.google.com/videoplay?docid=-4554320633785209094#
Video com a entrevista do Dr. Luiz Moura a Ana Martinez e Luiz Fernando Sarmento sobre sua experiência com o uso da auto-hemoterapia

Campanha Nacional a favor da Auto-Hemoterapia
http://www.campanhaauto-hemoterapia.blogspot.com/

Tratamento d'Esclerodermia, doença autoimune, através da auto-hemoterapia: um estudo de caso clínico
http://www.esenfc.pt/rr/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=261&codigo=
Aritgo cuja finalidade é demonstrar a efectividade do uso da auto-hemoterapia em feridas e lesões da pele, visando contribuir com evidências clínicas na área de Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares.

AHT - Hemoterapia
http://www.hemoterapia.org/aht_hemoterapia_informacoes_e_debate_ver_opiniao.asp
Informações, debates, depoimentos, publicações e vídeos sobre auto-hemoterapia.

O conceito teórico de auto-hemoterapia em momento algum foi posto em dúvida
http://www.hemoterapia.org/informacoes_e_debate/ver_opiniao/o-conceito-teorico-da-auto-hemoterapia-em-momento-algum-foi-posto-em-duvida.asp
Artigo de Fernando Augusto Orquiza publicado em 20.10.2010 no site www.hemoterapia.org

Pesquisa Virtual sobre Auto-Hemoterapia
http://www.orientacoesmedicas.com.br/pesquisa_virtual_sobre_auto-hemoterapia.htm

A AUTO-HEMOTERAPIA NAS DERMATOSES
http://www.rnsites.com.br/210_2_FMP_TD_I_01_P.pdf
Tese de Doutorado apresentada pelo Dr. Alberto Carlos David na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, em 1924.

Auto-hemoterapia
http://www.rnsites.com.br/aht_luiz_moura.pdf
Artigo do Dr. Luiz Moura

Complicações Pulmonares Pós- Operatórias
http://www.rnsites.com.br/artigo_jesse_teixeira.pdf
Artigo do Dr. Jessé Teixeira sobre auto-hemotransfusão

Imunoterapia: o impacto médico do século
http://www.rnsites.com.br/artigo_ricardo_veronese.pdf
Artigo do Dr. Ricardo Veronesi

Utilização do camundongo NOD em estudo sobre autohemoterapia
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-camundongos.pdf
Trabalho realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz

Breve história da auto-hemoterapia
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-historia.htm
História resumida da auto-hemoterapia, desde o seu surgimento, formalização e utilização no Brasil

Artigos sobre Auto-Hemoterapia
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

Cloreto de magnésio, sua importância para a saúde
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia_cloreto_de_magnesio.htm
A regulação do metabolismo do cálcio no organismo, a prevenção de cálculos renais, cura de feridas e verrugas, e até o retardamento de câncer são funções do cloreto de magnésio, segundo Dr. Luiz Moura.

Protocolo de Auto-hemoterapia
http://www.rnsites.com.br/autohemoterapia-protocolo.htm
Protocolo de aplicação da auto-hemoterapia elaborado pela Enfermeira Telma Geovanini

Petição de Vitória
http://www.rnsites.com.br/peticao-de-vitoria.pdf
Documento no qual o sindicalista capixaba Waldemar Almeida Lyrio pede ao Juizado Especial Federal de Vitória, Espírito Santo, o direito de usar a auto-hemoterapia para aumentar as defesas do seu organismo. Ele foi acometido de um enfisema pulmonar.

Tampão sanguíneo peridural: um método a ser absorvido
http://www.rnsites.com.br/tsperidural.pdf
Artigo do Dr. José Oswaldo de Oliveira Júnior

"Auto-hemoterapia: terapia que utiliza o sangue autólogo..."
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/AutoHemoterapia.pdf
Artigo da enfermeira Ida Zaslavski publicado no sita do STF por ocasião da audiência pública sobre SUS

Em defesa da liberação da auto-hemoterapia no Brasil
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/EM_DEFESA_DA_LIBERACAO_DA_AUTOHEMOTERAPIA_NO_BRASIL.pdf
Artigo da enfermeira Telma Geovanini publicado no site do Supremo Tribunal Federal - STF por ocasião da audiência pública sobre SUS.

Pelo fim de uma agressão à arte de curar
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/Pelo_Fim_de_uma_Agressao_a_Arte_de_curar.pdf
Artigo publicado no site do Supremo Tribunal Federal por ocasião da audiência pública sobre SUS.

Reportagem do Domingo Espetacular - TV Record sobre auto-hemoterapia
http://www.youtube.com/watch?v=M1jrfj1x7OY
Reportagem sobre auto-hemoterapia exibida em 31.01.2011 pelas TVs Record e Record News

Situação da Auto-hemoterapia no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=dQ4Bj-5ARL0
Documentário que retrata a atual situação da Auto-hemoterapia no Brasil. Órgãos de saúde no país insistindo em desabonar a auto-hemoterapia, enquanto a realidade é bem diferente: conceituados profissionais e milhares de testemunhos comprovam a eficácia.

Quem é o Dr. Luiz Moura
http://www.youtube.com/watch?v=tUFI-uX2Rlo
Biografia ilustrada do Dr. Luiz Moura, o grande mestra da Auto-hemoterapia no Brasil

Auto-hemoterapia é um tratamento ainda experimental
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/auto_hemoterapia.htm
Artigo do médico Alex Botsaris sobre auto-hemoterapia, no qual afirma que o Parecer do CFM deixou de consultar importante base de dados científica sobre o assunto.

Texto base da Campanha Nacional em defesa da Auto-hemoterapia
https://docs.google.com/Doc?id=dgmpc7nr_22f2zpp9
Informações importantes sobre a auto-hemoterapia, resultado de evento ralizado em Minas Gerais no ano de 2007.

Versão integral transcrita do vídeo do Dr. Moura
https://docs.google.com/View?docid=ddq5qwkp_60fq37qknv&pli=1

Auto-hemoterapia - Compilação
http://pdfcast.org/pdf/auto-hemoterapia-por-olivares-rocha-livreto-de-2010
Compilação sobre auto-hemoterapia realizada pelo usuário Olivares Rocha



MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AUTO-HEMOTRERAPIA

VISITAS DESDE 17.04.2008:

 

1. DVD DR. LUIZ MOURA

2. MÉDICOS   3. PESQUISA   4. BIBLIOTECA   5. LINKS  

6. HISTÓRICO  

TOPO

ROTEIRO

NATAL RN SITES

FORUM

FALE CONOSCO