Auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos. Este espaço é dedicado à divulgação desta técnica, difundida pelo Dr. Luiz Moura, do RJ.


INFORMAÇÕES SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA, A TERAPIA QUE CURA ATRAVÉS DO SANGUE


DESTAQUES DO DIA 


24.04.2009 

Site do Supremo divulga texto sobre AHT

A Audiência Pública sobre Saúde que o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará nos dias 27, 28 e 29 de abril, e 4, 6 e 7 de maio, das 9h às 12h, com transmissão pela Rádio e TV Justiça tem incluído entre as contribuições da sociedade civil um texto do jornalista potiguar Walter Medeiros. Referindo-se ao tema “Obrigação do Estado de disponibilizar medicamentos ou tratamentos experimentais não registrados na ANVISA ou não aconselhados pelos Protocolos Clínicos do SUS”, o jornalista defende a liberação do uso da auto-hemoterapia, em artigo intitulado “Pelo fim de uma agressão à arte de curar”.

Segundo o documento, que tem um total de 34 páginas, “A auto-hemoterapia é praticada há mais de um século – desde o século XIX, tendo sido muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial e menos aplicada depois da descoberta da penicilina”. Acrescenta que “Nunca, em nenhum momento, as autoridades de saúde brasileiras haviam adotado qualquer medida contra o seu uso nem alertaram a população sobre quaisquer efeitos adversos, até porque tais nunca foram encontrados nem relatados” e que “Entretanto, em 2007, surgiram vários fatos, como a emissão de uma nota à imprensa pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia – SBHH, a edição de uma Nota Técnica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a veiculação de matéria no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, entre outros”.

DIREITO

O jornalista afirma que “Juridicamente, cabe pedir a determinação para que o Ministério da Saúde e quaisquer outras instituições da área parem de cercear o direito dos cidadãos a utilizar a técnica, uma vez que não existe nenhuma lei que a proíba. Para ele, “As notas da COVISA E SBHH, que se mostram confusas e extemporâneas, são contrárias ao interesse da sociedade brasileira” enquanto “A matéria do Fantástico, por sua vez, caracterizou-se como completamente tendenciosa”. Observa que “A ANVISA já havia manifestado posição e resolveu consultar o CFM. Aqui, parece que os papéis estão invertidos ou de cabeça para baixo. Ao invés de, como órgão governamental, determinar aos profissionais de saúde o que seria ou como seria o procedimento em suas atividades, o órgão governamental efetua a consulta sobre algo que, aliás, já havia decidido. Pois em certo momento a ANVISA informou que o Parecer do CFM embasaria sua decisão; mas posteriormente revelou que a sua decisão estava tomada desde o dia 13.04.2007, quando emitiu a Nota Técnica – cerca de oito meses antes, portanto.

Apresentando a definição do Dr. Luiz Moura, o maior defensor e usuário da auto-hemoterapia, Walter mostra que “Auto-hemoterapia é uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos (...) do organismo (...) que eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas (...) eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado (...) e resulta num estímulo imunológico poderosíssimo”. No final do seu texto, o jornalista apresenta cinco questões que considera pertinentes e uma conclusão em dez itens, que recebeu o título de “A verdade sobre a auto-hemoterapia”, as quais transcrevemos a seguir:

QUESTÕES PERTINENTES

1. Por quê Anvisa e Conselhos de Medicina impedem o uso da auto-hemoterapia pelos

médicos, se afirmam que não existem informes científicos sobre malefícios ou benefícios?

2. Por quê afirmar que se trata de algo arriscado, se não tem nenhum elemento concreto

para basear esta afirmação?

3. Que base científica tem essa imaginação que pode gerar complicações, se a

autohemoterapia é utilizada na medicina?

4. Qual a base científica para impedir a prática da autohemoterapia, se não foram

apresentados problemas causados pela técnica?

5. Esta reação tão forte não teria base em interesses econômicos, já que se trata de uma

possibilidade de cura que não requer remédios, hospitalizações, exames, etc?

CONCLUSÃO - A VERDADE SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA

Para concluir, listamos dez verdades sobre a auto-hemoterapia, apoiadas nas

experiências e informações reais:

1. Auto-hemoterapia é eficaz, pois resolve inúmeros problemas de saúde.

2. O uso desta técnica vem obtendo sucesso há mais de cem anos.

3. O Conselho Federal de Medicina e demais autoridades permitem o seu uso no trabalho dos médicos anestesistas, através do Tampão Sanguíneo Peridural.

4. Os médicos veterinários fazem uso com respostas comprovadamente positivas no tratamento de animais.

5. A eficácia da auto-hemoterapia é comprovada cientificamente em centenas de trabalhos indexados; seria permitida com base na Declaração de Helsinque.

6. O Conselho Federal de Medicina –CFM, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - SBHH proibiram

a prática da auto-hemoterapia no Brasil sem qualquer base legal, ou seja, de forma arbitrária e autoritária.

7. Resolução do próprio CFM permite experiências com auto-hemoterapia; ou seja, o Conselho contrariou suas próprias normas.

8. A técnica é permitida e usada com sucesso no exterior, para tratamento dos enfermos, inclusive no serviço público.

9. Muitos médicos brasileiros afirmam que a proibição é um erro das autoridades sanitárias.  

10. A proibição impede o trabalho de cientistas que desejam comprovar a eficácia da auto-hemoterapia conforme os padrões aceitos no Brasil, o que constitui uma grande contradição.

O artigo na íntegra pode ser visto no site do Supremo Tribunal Federal – STF, cujo link específico é http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoAudienciaPublicaSaude&pagina=Artigos

 

Usuários e defensores enviam informações sobre a auto-hemoterapia

PELO FIM DE UMA AGRESSÃO À ARTE DE CURAR

STF PODE INCLUIR AHT EM AUDIÊNCIA SOBRE SAÚDE

A liberação do uso da auto-hemoterapia no Brasil deverá ser abordada em audiência pública sobre saúde, que o Supremo Tribunal Federal – STF realizará nos dias 26 e 27 de abril, em Brasília. A audiência pública foi convocada pelo Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, para ouvir o depoimento de pessoas com experiência e autoridade em matéria de Sistema Único de Saúde, objetivando esclarecer as questões técnicas, científicas, administrativas, políticas, econômicas e jurídicas relativas às ações de prestação de saúde. CONTINUA

 
FOTO: LUIZ SILVEIRA/STF

 

USUÁRIO DA AHT EM SÃO PAULO ENVIA CARTA AO SENADOR SUPLICY

 

CARTA ABERTA AO VICE-PRESIDENTE JOSÉ DE ALENCAR

Advogada mineira propõe uso da auto-hemoterapia  


MINISTÉRIO DESCUIDADO COM PEDIDO DE SENADOR

RÁDIO FAZ ENTREVISTAS SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA

AUTO-HEMOTERAPIA E BOM SENSO

AUTO-HEMOTERAPIA: NENHUMA LEI BRASILEIRA PROIBE

ARTIGO: A PRÁTICA DA AUTO-HEMOTERAPIA NO BRASIL

MENSAGEM AO CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO

MÉDICA DO PIAUÍ PESQUISA AUTO-HEMOTERAPIA EM ANIMAIS

JORNALISTA INSISTE JUNTO AO MPF PARA LIBERAR AHT

CRIADO NOVO GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE USO DA AUTO-HEMOTERAPIA

Um novo e importante espaço acaba de ser aberto para abordagem de assuntos relacionados com a auto-hemoterapia. Trata-se de mais um grupo de discussão criado no Google pelo internauta Karl Leite e que pode ser acessado no endereço http://groups.google.com.br/group/AHTpia?hl=pt-BR . Segundo a página de abertura do grupo, denominado de “Auto-hemoterapia”  naquela comunidade os participantes são livres para discutir os benefícios da técnica em todas as suas fases, além de registrar relatos sobre os resultados da sua pratica no organismo.

UMA PROIBIÇÃO ILEGAL

(QUEM PROIBIU A AUTO-HEMOTERAPIA?)

Enfermeiros querem realizar 
pesquisa sobre auto-hemoterapia
 

 

PESQUISA INDICA DOENÇAS CURADAS COM AUTO-HEMOTERAPIA

MÉDICO LEVANTA DÚVIDAS SOBRE PARECER DO CFM

AHT EM CONGRESSO MÉDICO COM PALESTRA E STAND

JORNALISTA CAPIXABA DENUNCIA ANVISA E CRM

CONSELHOS DE SAÚDE VÃO DISCUTIR AUTO-HEMOTERAPIA

A HORA DE SAIR DO EMPIRISMO

AUTO-HEMOTERAPIA: ESPERANÇA POLÊMICA

EVIDÊNCIAS DA AHT PRECISAM SER PESQUISADAS

AUTO-HEMOTERAPIA E LIBERDADE

SAÚDE SEM FOCO NA CBN

CFM VOLTA ATRÁS PARA PERMITIR AUTO-HEMOTERAPIA COM TAMPÃO

 
 

UM DETALHE INTRIGANTE

SOLUÇÃO PARA A SAÚDE EM TEMPOS CAÓTICOS

COMPROVANDO A EFICÁCIA DA AUTO-HEMOTERAPIA

"USO DA AUTO-HEMOTERAPIA ESTÁ CRESCENDO"

PESQUISADOR COMPARA AHT AOS ENXERTOS

ANVISA CONFUSA SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA

AUTO-HEMOTERAPIA NO SÉCULO DIÁRIO

 

ROTEIRO

1. O que é auto-hemoterapia?

2. Novidades

3. Abaixo-assinado

4. Pesquisa

5. Histórico

6. Médicos

7. DVD do Dr. Luiz Moura

8. Links

 9. Biblioteca

 

 

 

1. O que é auto-hemoterapia?

É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) do organismo.

Os macrófagos é que fazem a limpeza de tudo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias.   

A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% (vinte e dois por cento) durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo. E quando termina ela volta aos 5% (cinco por cento). Daí a razão da técnica determinar que a auto-hemoterapia deva ser repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias.   

Essa é a razão de como funciona a auto-hemoterapia. É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.   

 

TRANSCRIÇÃO DO DVD COM ENTREVISTA DO DR. LUIZ MOURA

LIVRETO COMPILADO POR OLIVARES ROCHA - TRANSFIRA PARA SEU COMPUTADOR 

INÍCIO

 

2. Novidades

AUTO-HEMOTERAPIA ENFRENTA OBTÁCULOS

DVD do Dr. Luiz Moura tem transcrição na Internet

Estudante de medicina defende auto-hemoterapia

Declaração de Helsinque é ignorada no Brasil

Auto-hemoterapia tem apoio do SINDSAÚDE mineiro

Usuários da AHT abrem novo grupo de discussão

Cineasta diz que DVD Auto-hemoterapia tocou alma do povo

Proibição da pode causar mortes e precisa ser suspensa

Auto-hemoterapia no Jornal do Conselho de Medicina

Proibição da AHT é "equívoco", segundo enfermeiros

Elitismo da medicina retarda aprovação do uso da técnica

 

INÍCIO

 

3. Abaixo-assinado

CLIQUE AQUI OU NA FOTO PARA ACESSAR O ABAIXO-ASSINADO

 

ABAIXO-ASSINADO DEFENDE AUTO-HEMOTERAPIA

INÍCIO

 

4. Pesquisa

 

PESQUISA DO SITE ORIENTAÇÕES MÉDICAS

•  Esta pesquisa é destinada somente para pessoas que fazem ou já fizeram aplicações de Auto-hemoterapia durante um período mínimo de um mês. 

logo de Orientações Médicas

Resultado da primeira pesquisa virtual de
Orientações Médicas sobre Auto-hemoterapia

INÍCIO

 

5. Histórico

 

FANTÁSTICO, CONSELHOS E USUÁRIOS

. "FRAUDE" FORJADA (AUTO-HEMOTERAPIA NO FANTÁSTICO)

. O MÉDICO BAIXOU O NÍVEL (PRESIDENTE DO CFM DETRATA COLEGA)

. PARECER DO CREMERJ É CHEIO DE FALHAS (PARECER NÃO TEM ARGUMENTOS CONTRA AUTO-HEMOTERAPIA)

. AUTO-HEMOTERAPIA, UMA QUESTÃO DE PESQUISA (PARECER DO CFM É CHEIO DE DÚVIDAS)

. PESQUISA E ABAIXO-ASSINADO SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA (SITES UTILIZAM ESTES MEIOS PARA CONSTATAÇÕES E DEFESA DA AUTO-HEMOTERAPIA)

. AUTO-HEMOTERAPIA: PROIBIÇÃO PODE SER PENA DE MORTE PARA MUITOS (ARTIGO MOSTRA CONSEQUÊNCIAS DA PROIBIÇÃO)

. CASSAÇÃO DE REGISTRO DO DR. LUIZ MOURA VIOLA DIREITOS HUMANOS

. SUPERFICIALIDADE NO PARECER DO CFM

. CASSAÇÃO DO DR. LUIZ MOURA NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

. DR. ALEX BOTSARIS QUER EQUILÍBRIO NA AVALIAÇÃO DA AUTO-HEMOTERAPIA

. CFM ADMITE TERAPIA SEM COMPROVAÇÃO

. PARECERES DO CFM CRIAM CONFUSÃO SOBRE CIÊNCIA

. MÉDICO DO HC-FMUSP DEFENDE ASSOCIAÇÃO

INÍCIO

 

6. Médicos

 

. Médico paulista também recomenda AHT

. Mastologista sugere estímulo à pesquisa

. Proibição à auto-hemoterapia é agressão à arte de curar

. Médico prevê sucesso da auto-hemorerapia

. Médico diz que prescrever auto-hemoterapia é ato de humanidade

. Médico mineiro diz que auto-hemoterapia seria redenção da saúde pública

. Paraibanos aprovam a auto-hemoterapia

INÍCIO

 

7. DVD do Dr. Luiz Moura 

Auto-Hemoterapia 

Contribuição para a Saúde 

Conversa com Dr. Luiz Moura 

___________________________ 

 

Transcrito do vídeo-depoimento realizado por 

Ana Martinez e Luiz Fernando Sarmento 

LEIA A TRANSCRIÇÃO DO DVD DO DR. LUIZ MOURA

INÍCIO

8. Links

. PARTICIPE DO FORUM SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA: http://inforum.insite.com.br/66763/

. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA COMPLEMENTAR

INFECÇÃO E SABEDORIA DOS MÉDICOS ANTIGOS

. ASOCIACION MEXICANA PARA EL DIAGNOSTICO Y TRATAMIENTO DE ENFERMEDADES AUTOINMUNES

. AUTOHEMOTRANSFUSÃO COMO PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-OPERATÓRIAS

Artigo publicado no "The American Journal of Surgery" (May, 1936 - pág.321), intitulado "Autohemotransfusion in Preventing Postoperative Lung Complications" e assinado por Michael W. Mettenletter (cirurgião do Pós-Graduate Hospital, de Nova York). Texto em inglês; arquivo pdf.

INÍCIO

9. BIBLIOTECA

1. ARTIGO DO DR. LUIZ MOURA - AUTO-HEMOTERAPIA

2. ARTIGO DO DR. JESSÉ TEIXEIRA - COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-OPERATÓRIAS

3. ARTIGO DO DR. RICARDO VERONESE- IMUNOTERAPIA: O IMPACTO MÉDICO DO SÉCULO

4. ARTIGO DO DR. JOSÉ OSWALDO DE OLIVEIRA JÚNIOR   - TAMPÃO SANGUÍNEO PERIDURAL: UM MÉTODO A SER ABSOLVIDO

5. TRANSCRIÇÃO DO DVD COM ENTREVISTA DO DR. LUIZ MOURA

 

VISITAS DESDE 17.04.2008:

 

TOPO

ROTEIRO

NATAL RN SITES

FORUM

FALE CONOSCO